Centro Social e Paroquial de Santo André: ponto de situação

Publicado a 28 de janeiro de 2021 por Padre Nuno Paulo Isidoro Pacheco

O contexto atual que vivemos é já de todos bem conhecido. Vivemos tempos conturbados que exigem de nós o máximo cuidado e atenção possíveis. Depois de termos conseguido ultrapassar o ano de 2020 sem quaisquer registos de maior gravidade a assinalar, a segunda metade de janeiro de 2021 tem se revelado um autêntico desafio para todos nós.

Anteriormente, já tivemos a oportunidade de dar nota da situação que se vive na Casa dos Rapazes, valência do Centro Social e Paroquial de Santo André. Hoje quero apresentar à Comunidade Paroquial a situação das restantes valências, uma vez que já são conhecidos os resultados dos testes ao SARS-CoV-2 que todos os funcionários realizaram.

Na Casa dos Rapazes 6 jovens testaram positivo ao covid-19, assim como 3 monitoras e 1 funcionária ligada às limpezas. Este foi o resultado apurado dos 50 testes realizados na passada segunda-feira a pedido da Autoridade de Saúde local, com quem estamos a trabalhar em estreita colaboração, em articulação com a proteção civil, e dando conhecimento ao Instituto de Segurança Social de Setúbal. Os jovens estão todos assintomáticos e as monitoras recuperam de alguns sintomas ligeiros em suas casas.

No atual contexto epidemiológico, a Direção do CSPSA considerou adequado para a proteção da saúde, o reforço da despistagem ao Covid-19 com a realização de testes de despiste aos restantes funcionários da Instituição, num total de 41 testes. Neste momento, além da situação da CAR já apresentada no parágrafo anterior, somos a informar que nas restantes valências 7 funcionárias testaram positivo e que outras 6 se encontram, neste momento, em isolamento profilático.

A Instituição com a realização destes testes promove a proteção da saúde pública, e pretende realizá-los a cada 15 dias às valências mais expostas ao perigo de contágio (SAD e Cozinha), dando a mesma oportunidade aos restantes funcionários, se manifestarem sintomas.

Reforço a mensagem de que neste momento estamos a trabalhar em estreita colaboração com a ex.ma sra. Delegada de Saúde local, em articulação com a Proteção Civil e que todos os procedimentos do plano de contingência estão ativados, o que nos permite continuar a nossa árdua missão junto dos nossos utentes.

A Direção do Centro Social e Paroquial de Santo André, a qual presido, está solidária com todos os funcionários que se entregam com dedicação e coragem e que assumem todos os cuidados necessários, ajudando-nos a conter ao máximo esta situação. Quero agradecer publicamente à Equipa Técnica da CAR que tem sido incansável dia e noite, sobretudo na difícil missão de gerir as equipas de trabalho, muitas vezes em detrimento das suas próprias famílias. Um agradecimento especial também é devido à Dra. Carina Carrilho, Diretora Técnica, que nas últimas semanas tem sido de uma entrega total e generosa, indo muitas vezes além das suas funções para garantir o funcionamento normal numa situação anormal. À enfermeira Beta, nossa paroquiana e amiga, pela coragem e generosidade demonstradas na realização dos testes ao covid-19. A ela o nosso profundo reconhecimento e agradecimento.

Que a todos o Senhor abençoe.

Padre Nuno Pacheco, scj

Usamos cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a usar este site, concorda com o seu uso neste dispositivo.