Paróquia recebe nova oliveira no Dia Mundial da Árvore

Publicado a 22 de março de 2021 por Padre Nuno Paulo Isidoro Pacheco

Todos os anos, a 21 de março, celebra-se o Dia Mundial da Árvore ou da Floresta. Foi em 1872 que pela primeira vez se celebrou este dia, no estado norte-americano do Nebraska (EUA), tendo chegado a Portugal em 1913, quando se celebrou a 1ª Festa da Árvore, e em 1972 o 1º Dia Mundial da Floresta.

O objetivo desta comemoração naturalmente que é o de sensibilizar toda a comunidade para a importância da preservação das árvores. Na Encíclica Laudato Si´, sobre o cuidado da Casa Comum, o Papa Francisco afirma o seguinte:

A educação na responsabilidade ambiental pode incentivar vários comportamentos que têm incidência directa e importante no cuidado do meio ambiente, tais como evitar o uso de plástico e papel, reduzir o consumo de água, diferenciar o lixo, cozinhar apenas aquilo que razoavelmente se poderá comer, tratar com desvelo os outros seres vivos, servir-se dos transportes públicos ou partilhar o mesmo veículo com várias pessoas, plantar árvores, apagar as luzes desnecessárias… Tudo isto faz parte duma criatividade generosa e dignificante, que põe a descoberto o melhor do ser humano.

Quisemos assinalar este dia na nossa paróquia com a replantação de uma oliveira já centenária, que a nossa Anabela Barata conseguiu que nos oferecessem. O trabalho ficou a cargo do nosso agrupamento do CNE.

Que esta oliveira, além de ser um sinal de paz, seja também sinal de vida nova, na certeza de que nos traz a ressurreição do Senhor.