Proibição de circulação e vida paroquial

Publicado a 8 de novembro de 2020 por Padre Nuno Paulo Isidoro Pacheco

Fomos surpreendidos com a notícia da proibição de circular na via pública, aos fins de semana, das 13h00 às 05h00, nos 121 concelhos considerados como alto risco de contágios por covid-19, como é o caso do nosso. Sendo a divulgação desta medida bastante tardia, não foi possível comunicar à comunidade paroquial durante as celebrações deste fim de semana o seguinte:

- compreendemos a medida, uma vez que assistimos dia-a-dia a um aumento significativo do número de casos infetados por covid-19, o que tem sobrecarregado o nosso sistema de saúde, tendo já inúmeros hospitais atingido a lotação máxima.

- esta medida coloca em causa as nossas atividades pastorais, sobretudo ao sábado à tarde e à noite; todas sem efeito, assim como a celebração da eucaristia de domingo às 18h00.

- recordamos que o nosso bispo, D. José Ornelas Carvalho, e outros, deram a faculdade de as missas celebradas durante a semana cumprirem o preceito dominical. Na altura apelou-se a que as pessoas mais idosas e consideradas no grupo de risco pudessem usar essa faculdade; hoje, apela-se a todas as outras que também o possam fazer.

- ficam sem efeito as reuniões já agendadas para os fins de semana em questão.

- a participação da catequese será feita única e exclusivamente por via dos meios virtuais à disposição das famílias. Também as atividades dos escuteiros não poderão realizar-se de forma presencial nas tardes desses fins de semana. Os chefes informarão os pais de como proceder daqui em diante.

- peço a atenção de todos para os próximos comunicados, onde daremos sempre informações atualizadas e de importância para a vida da comunidade.

 

Vivemos tempos difíceis que marcam a nossa vida e a nossa história. Somos chamados a um cuidado reforçado para bem de todos. O nosso compromisso levou-nos a colocar a vida e o bem-estar de todos em primeiro lugar. Todavia, sabemos a importância que a vida comunitária (forma presencial) tem na construção da verdadeira comunidade cristã e no crescimento da nossa própria vida espiritual. Não deixemos de rezar uns pelos outros. Não deixemos de nos preocupar com os outros, sobretudo com os nossos irmãos em dificuldade e que nestes tempos conturbados da nossa história se encontram mais isolados. Que a ninguém falte o auxílio da nossa oração e da nossa caridade.

Vosso em Cristo

Padre Nuno Pacheco, scj

Pároco - Moderador

Usamos cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a usar este site, concorda com o seu uso neste dispositivo.