Párocos

Padre Nuno Paulo Isidoro Pacheco

Nasceu em S. Miguel (Açores) no dia 12 de fevereiro de 1988.

Foi ordenado Presbítero no dia 26 de Maio de 2018 na Igreja de Nossa Senhora do Loreto, Lisboa, por D. José Ornelas de Carvalho.

Mestre em Teologia (MIT) e Licenciado em Ciências Religiosas pela Universidade Católica Portuguesa.

Pároco-moderador das Paróquias de S. Lourenço de Alhos Vedros e Santo André – Barreiro, e presidente dos Centros Sociais de ambas Paróquias.

Ecónomo da Comunidade Dehoniana de St. André do Barreiro.

Funções exercidas no passado:

Ajudante de Ecónomo do Seminário de Nª Srª de Fátima, Alfragide.

Ecónomo do Instituto Missionário, Coimbra.

Membro do Secretariado Diocesano de Pastoral Vocacional da Diocese de Coimbra.

Professor de EMRC no Colégio Infante D. Henrique, Funchal.

Outras formações: Curso de Cibersegurança e Gestão de Crises no Ciberespaço pelo Instituto de Defesa Nacional.

Padre Agostinho Basílio Teixeira Mendes

Nasceu na ilha da Madeira a 7 de agosto de 1945. Professou os votos religiosos a 29 de novembro de 1964 e foi ordenado Presbítero a 4 de julho de 1971.

Em Itália fez os estudos teológicos.

Pároco in solidumdas Paróquias de S. Lourenço de Alhos Vedros e Santo André – Barreiro.

Superior da Comunidade Dehoniana de St. André do Barreiro.

Funções exercidas no passado:

Trabalhou nas Dioceses de Angra do Heroísmo, Funchal, Porto e Aveiro. Tendo sido superior e ecónomo em diversos momentos.

Primeiro Dehoniano a ir para os Açores (S. Miguel) em 1990, tendo feito parte do projecto de construção do Centro Missionário Coração de Jesus (1996) e da primeira equipa Pastoral que assumiu a Paróquia do Livramento (1997), a primeira nos Açores entregue ao cuidado Pastoral da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus.

Foi, ainda, Presidente da CIRP (núcleo de S. Miguel) entre os anos 2016-2019.

Padre José Joaquim Mendes da Costa

Nasceu em Sobrosa, Paredes (Porto) a 4 de maio de 1991.

Depois de uma longa caminhada no seminário menor, entrou para a Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus a 9 de setembro de 2012.

Foi ordenado sacerdote no dia 12 de julho de 2020, na Sé Catedral do Porto por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Dom Vitorino José Pereira Soares, Bispo Auxiliar da Diocese do Porto.

Páraco in solidum das Paróquias de Stº André do Barreiro e S. Lourenço de Alhos Vedros.

Outras informações:

Foi dirigente associativo como vogal da Direção da Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia (Porto) Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, de setembro de 2010 a setembro de 2011 e presidente da Mesa da Assembleia Geral de Alunos da Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia (Lisboa), da mesma faculdade, de setembro de 2013 a setembro de 2014. Frequentou o curso de "Noções Básicas de Organização de Bibliotecas", no Seminário Diocesano de Leiria, nos em Dezembro de 2013, sob a orientação de Fernanda Maria Campos e Maria da Graça Pericão.

De janeiro de 2016 a agosto de 2017 fez voluntariado missionário ao serviço da sua Congregação na Casa Padre Dehon e na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, Km 9, Viana, Angola. Foi professor do 6º ano de escolaridade do Ensino Primário na Escola de Santa Teresinha do Menino Jesus, no Luau, Angola.

Participação no curso "English as a Second Language Program" no Sacred Heart Seminary & School of Theology, em Franklin, Milwaukee (EUA), no verão de 2019.