Legião de Maria

A Legião de Maria é uma associação internacional de fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana formada por leigos que servem de forma voluntária com a finalidade de contribuir para a ação evangelizadora da Igreja, sob a poderosa proteção e sublime exemplo de Maria. Foi fundada em Dublin, Irlanda, como um movimento mariano católico romano em 1921.

Hoje entre membros ativos e auxiliares possui mais de 3 milhões de legionários em todo o mundo, sendo, portanto, a maior organização leiga de apostolado da Igreja Católica. O objetivo dos legionários de Maria é ‘sob o poderoso comando de Maria Imaculada, Medianeira de todas as graças’ ‘servir na guerra, perpetuamente travada pela Igreja contra o mal que existe no mundo’.

O apostolado da Legião de Maria consiste em atividades dirigidas a todos os homens e mulheres, jovens e idosos, ricos e pobres, bem como aqueles que estão à margem da sociedade, católicos ou não. Os membros da Legião de Maria estão envolvidos na execução de obras espirituais, ao invés de auxílio material, reservado a outras associações. Os membros da Legião de Maria são divididos em duas categorias principais: Ativos e Auxiliares. Os últimos comprometem-se a rezar diariamente determinadas orações em nome da Legião de Maria. Já os membros ativos devem participar das reuniões semanais do seu Præsidium (nomenclatura latina que denomina os grupos Legionários), rezar diariamente a Catena Legionis (O Magnificat; principal oração da Associação) e executar um Trabalho Legionário.