Comunicado a suspender as actividades da catequese e escuteiros

Publicado a 11 de março de 2020 por João Pedro Martins Morais Azul Luís

Caros paroquianos,

Em Dezembro de 2019 fomos todos surpreendidos com uma epidemia detectada na China e que já provocou mais de 110 mil infectados em todo o mundo: a COVID-19. Também em Portugal o número de infectados começa a aumentar de dia para dia. Não podemos ignorar o que se passa à nossa volta e agir como se tudo estivesse bem, ignorando os apelos dos profissionais de saúde e até mesmo dos comunicados que os nossos bispos começam a divulgar.

«Si vis pacem, para bellum» - “se queres a paz, prepara-te para a guerra”. Não é um apelo à guerra mas à prudência, atitude que nos deve sensibilizar neste momento cada vez mais delicado.

Temos duas possibilidades de nos posicionarmos diante de uma doença: esperar que nos atinja e tentar curá-la, ou tomando medidas que diminuam o risco de contrair a doença. É para esta última que apelo a nossa atenção.

Num comunicado da Arquidiocese de Braga podemos ler o seguinte: “Nunca podemos, nem devemos, cair em alarmismos, mas a ninguém é permitido subestimar a gravidade da situação. A responsabilidade de vencer esta epidemia é de todos e de cada um. Rezemos pelos doentes, pelos seus familiares, pelos médicos e por todos profissionais de saúde, invocando a proteção de Maria, Saúde dos Enfermos e Mãe de Misericórdia".

Assim, julgo ser da maior prudência suspender durante as próximas semanas a catequese e as actividades dos nossos escuteiros. Aguardamos novas indicações para saber como agir quanto às celebrações da Semana Santa.

Termino com as palavras do Papa Francisco proferidas na manhã desta quarta-feira: “Gostaria de dirigir-me a todos os doentes, com o vírus, que sofrem com a doença e a tantos que sofrem com momentos de incerteza, com a própria doença. Agradeço de coração ao pessoal dos hospitais, médicos, enfermeiras, voluntários, que estão ao lado das pessoas que sofrem, neste momento tão difícil”.

Por todos rezo e imploro a bênção de Deus.

Padre Nuno Pacheco

Pároco

Usamos cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a usar este site, concorda com o seu uso neste dispositivo.