COVID-19 e Vida Paroquial

Publicado a 13 de março de 2020 por João Pedro Martins Morais Azul Luís

Atendendo às orientações das Autoridades Públicas, da Conferência Episcopal Portuguesa e da Diocese de Setúbal na prevenção e contenção da pandemia do vírus COVID-19 decretamos nas Paróquia de São Lourenço de Alhos Vedros e Santo André, Barreiro, as seguintes normas pastorais em vigor a partir de hoje:

• A celebração comunitária de Missas está suspensa segundo normas emitidas pela CEP;

• As visitas e comunhão aos doentes estão suspensas;

• O Sacramento da Reconciliação só será administrado em situação de emergência e de pedido pessoal;

• Na celebração das Exéquias será apenas feita a Celebração da Palavra e da encomendação do defunto sem o acompanhamento ao cemitério;

• A Catequese de crianças, de adolesces e de adultos está suspensa até à Páscoa;

• A Via-Sacra e a oração do terço comunitárias estão canceladas;

• Todas as reuniões de ordem pastoral como reunião de catequistas, de Ministros Extraordinários da Comunhão e leitores e as de preparação para os Sacramentos do Baptismo e do Matrimónio estão canceladas;

• As Igrejas de São Lourenço de Alhos Vedros e de Santo André, Barreiro, estarão fechadas até ordens em contrário.

Estamos todos bem cientes da gravidade da situação que estamos a viver. A pandemia que somos chamados a enfrentar promete dias duros de combate. Tempos difíceis aproximam-se, já ninguém tem dúvidas quanto a isso. Os profissionais de saúde são chamados a dar o melhor de si, a enfrentar connosco um inimigo que não revela (por agora) nenhum ponto fraco e que tantos dos nossos tem feito tombar. Peço que tenham nas vossas orações as 4.923 vítimas mortais e os 131.460 infetados (às 00h56 de 13-03-2020). Rezemos por eles e por todos os seus familiares.

Neste dia 13, que em Portugal tem um significado tão forte que nos remete para as Aparições de Fátima, dirijamos o nosso olhar para Maria, a nossa mãe do céu, Senhora do Livramento, que a todos nos livre e guarde de todos os perigos – os do corpo e da alma, sobretudo daqueles males que sozinhos não nos conseguimos livrar.

Todos os dias celebrarei a Santa Missa em privado. Prometo que terei todos vós no meu coração e nas minhas intenções diante do Senhor da Vida. Mesmo que os meus braços não vos possam abraçar, tenham a certeza de que as minhas mãos estarão sempre prontas para cuidar de vós.

Que este tempo de isolamento faça despertar em nós uma maior e mais autêntica sede de Deus!

Padre Nuno Pacheco, Pároco