É com alegria que informo toda a comunidade paroquial sobre o que já é do conhecimento público: o recomeço das celebrações com a participação dos fiéis. Será já no próximo fim de semana, sábado dia 30 e domingo dia 31.
A situação provocada pela pandemia do vírus do COVID-19 está longe de ser ultrapassada e, com toda a consciência, devemos tentar ser heróis de nós próprios sempre com vista no próximo. A vida humana merece-nos o maior respeito e todas as decisões são tomadas tendo esse pressuposto como referência e linha orientadora de todas as nossas ações.
Nesse sentido, é prudente darmos passos seguros que garantam a segurança de todos. É preferível darmos passos pequenos, mas firmes, de modo que o caminho nos leve cada vez mais a um ritmo próximo daquele que estávamos habituados no tocante à vida comunitária. Assim, o mês de Junho será para todos «a primeira fase» dessa reabertura tão desejada. Juntos descobriremos um modo diferente de caminhar e viver a nossa fé, adaptando-nos às regras de segurança acordadas entre os Bispos Portugueses (CEP) e a DGS.
Peço a caridade da vossa atenção e respeito para o seguinte:
· Se estiver com tosse, sensação de falta de ar ou febre, não deve ir à Igreja.
· É obrigatório o uso de máscara dentro da Igreja e durante a celebração.
· A entrada faz-se pela porta principal e exclusivamente pelo portão junto ao parque de estacionamento, exceto pessoas com mobilidade reduzida.
· Estará à porta da Igreja uma equipa para vos receber e acolher, que garantirá a presença do número possível de participantes, aproximadamente 60 pessoas.
· À entrada estará um elemento da equipa com a solução alcoólica para desinfeção das mãos.
· A equipa de acolhimento irá acompanhar até aos lugares reservados distribuindo os presentes segundo as suas condições: singulares, famílias, pessoas com mobilidade reduzida.
· Manter a distância de segurança recomendada pelas autoridades competentes, cerca de 2 metros. Os lugares estão devidamente assinalados. É proibida a troca voluntária de lugares.
· Após iniciar a Eucaristia, as portas ficarão abertas, permitindo a circulação de ar, com a supervisão de elementos da equipa de acolhimento.
· Os leitores e acólitos estão devidamente instruídos dos cuidados a ter.
· A comunhão é feita no lugar. Quem estiver preparado para receber o Corpo do Senhor permanecerá de pé, os restantes podem ficar sentados.
· Quem puder colaborar com as despesas da comunidade poderá deixar a sua oferta nos cestos junto às portas ao sair (não se fará o ofertório durante a missa).
· A saída far-se-á pelas portas laterais: cada ala da igreja sairá na porta do lado respetivo. Os elementos da equipa estarão a acompanhar nesta logística.
· Não é permitido a permanência dos fiéis na igreja após o término da Eucaristia.
· No final da celebração uma equipa garantirá a limpeza e desinfeção do espaço.
· Pessoas pertencentes ao grupo de risco podem participar na Eucaristia de Quinta-feira, a qual, cumpre o preceito dominical.
· Participar apenas numa das 3 Missas ao fim de semana, de forma a que todos possam estar presentes, pelo menos uma vez, neste Sacramento.
HORÁRIO
TERÇA E QUINTA FEIRA:
Cartório: das 17:00 às 19:00 horas
Confissões: 18:00 horas
Missa: 18:30 horas
SÁBADO:
Confissões: 17:30 horas
Missa: 18:00 horas
DOMINGO:
Missa: 11:00 Horas
Missa: 18:00 Horas
Agradeço ao Senhor por nos dar a oportunidade de nos podermos voltar a encontrar na sua Igreja e celebrarmos juntos a nossa fé. Agradeço profundamente aos voluntários de todos os grupos a generosidade do serviço à comunidade. Peço que sejamos verdadeiros cristãos e respeitemos todos eles. Sejamos capazes de nos adaptar a esta nova realidade que nos vemos forçados a aplicar. Não sejamos injustos com ninguém e saibamos sempre dar um bom testemunho de respeito e compreensão.
Por todos rezo e imploro a bênção de Deus.
Vosso em Cristo
Padre Nuno Pacheco, scj
Pároco-moderador.