Tenho três párocos, e agora?

Publicado a 19 de outubro de 2020 por Padre Nuno Paulo Isidoro Pacheco

Com a saída do padre Armando Azevedo, a 29 de setembro de 2019, a paróquia de Santo André viu-se confrontada com uma nova realidade: em vez de um pároco passou a ter dois. Passado pouco mais de um ano, nova surpresa: em vez de dois párocos passou a ter três!

Cada um desses padres faz parte de uma Congregação Religiosa, os Sacerdotes do Coração de Jesus, também conhecidos por Dehonianos, uma referência clara ao nome do seu fundador, Padre João Leão Dehon, nascido em França a 14 de março de 1843. Aqui perto de nós esta realidade também existe há algum tempo: a paróquia da Baixa da Banheira está entregue ao cuidado pastoral dos Capuchinhos, e Santo António da Charneca ao cuidado dos Passionistas.

Uma equipa composta de três padres é uma realidade que pode causar confusão nas pessoas. Uma das primeiras perguntas que aflige muitos dos nossos irmãos é essa: “afinal quem manda na paróquia?”. Numa comunidade cristã não se devia pensar assim, pois o sacerdote não é aquele que manda, ao jeito de uma empresa, é aquele que serve. Percebe-se a dúvida, uma vez que é necessário ter uma figura que sirva de referência na dinamização da vida paroquial. Um modelo de padres a trabalhar em equipa, in solidum, necessita de um moderador. Em Alhos Vedros o padre que moderaa vida da comunidade paroquial é o padre Nuno Pacheco, e os padres Basílio Mendes e Joaquim Mendes colaboram também na dinamização da comunidade sob orientação do padre moderador.

O cânone 530 do Código de Direito Canónico ajudam-nos a compreender quais as funções do pároco:

1.° a administração do baptismo;

2.° a administração do sacramento da confirmação àqueles que se encontram em perigo de morte, nos termos do cân. 883, n.° 3;

3.° a administração do Viático e da unção dos doentes, sem prejuízo do prescrito no cân. 1003, §§ 2 e 3, e bem assim dar a bênção apostólica;

4.° a assistência aos matrimónios e a bênção das núpcias;

5.º a realização dos funerais;

6.° a bênção da fonte baptismal no tempo pascal, a condução das procissões fora da Igreja, e bem assim as bênçãos solenes também fora da igreja;

7.° a celebração com maior solenidade da Eucaristia nos domingos e festas de preceito.

Como forma de facilitar a compressão sobre o trabalho em equipa dos nossos padres, aqui fica a divisão de tarefas que é da competência de cada um:

Padre Nuno Pacheco (Pároco – Moderador)

Compete moderar a vida da comunidade paroquial, nomeadamente:

Representa a Paróquia em todos os assuntos de natureza jurídica;

Administra os bens da comunidade, zela pela conservação do templo e das alfaias litúrgicas necessárias ao culto, em união com o Conselho Económico Paroquial;

Procura que os livros paroquiais (baptismos, matrimónio, dos Óbidos e outros) estejam cuidadosamente preenchidos e diligentemente guardados, de acordo com as determinações da Conferência Episcopal ou do Bispo diocesano;

Cumpre a obrigação de aplicar a Missa pelo povo que lhe foi confiado;

Coordena os vários grupos paroquiais, estimulando-os a darem o melhor de si na construção da comunidade em união com a igreja diocesana;

Preside ao Conselho Pastoral Paroquial;

Preside à Direção do Centro Social e Paroquial;

Todas as funções do cânone 530 do Código de Direito Canónico já apresentadas.

Padre Agostinho Basílio Teixeira Mendes

Todas as funções do cânone 530 do Código de Direito Canónico já apresentadas;

Responsável pelo atendimento (Cartório Paroquial) e realização dos processos de matrimónio e baptismo, assim como a preparação das famílias que os celebram, em conjunto com a Anabela Barata.

Associado à Presidência do Conselho Pastoral Paroquial.

Padre José Joaquim Mendes da Costa

Todas as funções do cânone 530 do Código de Direito Canónico já apresentadas;

Acompanhamento do CNE - Agrupamento 927 de Santo André;

Acompanhamento da Catequese;

Associado à Presidência do Conselho Pastoral Paroquial.

Rezemos ao Senhor pela equipa sacerdotal que concedeu a esta paróquia, para que o Espírito Santo aos três ilumine e guie, para que saibam sempre conduzir o povo a eles confiado por caminhos de doutrina seguros e verdadeiros e façam despertar no coração dos fiéis o gosto pelos sacramentos e pela vivência em comunidade.