10 milhões de estrelas: um gesto pela paz

Publicado a 14 de novembro de 2020 por Padre Nuno Paulo Isidoro Pacheco

Aproxima-se o tempo litúrgico do Advento que nos prepara, uma vez mais, para o Natal do Senhor. É a festa do amor divino: Deus enviou-nos o Seu Filho amado! Um dos sinais messiânicos é o dom da paz. Fica bem a esta iniciativa da Cáritas Portuguesa, apoiada pela Conferência Episcopal Portuguesa, o subtítulo “um gesto pela paz”.

Esta iniciativa nasceu em 1984 numa Diocese francesa, até se tornar, em 1991, numa campanha da Cáritas Francesa (Secours Catholique). Chegou a Portugal apenas em 2002, assim como a vários países da europa, e a partir daí a vários países fora do espaço europeu. Esta campanha nasceu com dois objetivos profundamente cristãos: sensibilizar para os valores da paz como vivência cristã do Natal e a ajuda financeira para uma causa concreta num país em dificuldades. Em Portugal, as verbas angariadas nas 3 edições passadas reverteram para Moçambique em 2019, para a Venezuela em 2018 e para Portugal (Incêndios) em 2017.

Em 2020, devido ao vírus do SARS-CoV-2, que provoca a COVID-19, viveremos um Natal diferente. Neste momento a incerteza reina nas nossas agendas e não temos como garantir a nossa presença nas tradições familiares. Toda esta situação leva-nos a compreender que afinal é verdade que o melhor presente que podemos dar a alguém somos nós mesmos, a nossa presença, a nossa amizade, o nosso sorriso, a esperança que nos move.

No Natal somos desafiados, uma vez mais, a pensar além de nós mesmos. Apelo aos meus paroquianos e a todos aqueles que lerem esta mensagem a associar-se a esta iniciativa da Cáritas Portuguesa. Na nossa Igreja iremos ter à venda as velas da campanha 10 milhões de estrelas: um gesto pela paz. Também podemos usar os meios digitais, contribuindo monetariamente para os projetos da Cáritas Diocesana de Setúbal:

IBAN: PT50 000 7 0227 0025 1530 0056 4.

Que a nossa caridade seja sinal de paz na vida de quem precisa. Que o Senhor a todos abençoe.

“A nossa fé leva-nos a difundir os valores da paz, da convivência, do bem comum. Rezemos para que os cristãos, os que seguem outras religiões e as pessoas de boa vontade promovam juntos a paz e a justiça no mundo.”

Papa Francisco, janeiro de 2020