Visita Canónica do Superior Maior

Publicado a 26 de novembro de 2020 por Padre Nuno Paulo Isidoro Pacheco

Foi com imensa alegria que a Comunidade Dehoniana de Santo André do Barreiro recebeu o Reverendo Padre José Agostinho de Figueiredo Sousa, que se deslocou a esta margem para realizar a Visita Canónica à comunidade religiosa, da qual fazem parte os nossos padres.

O dia começou no lado de Santo André com um encontro pessoal entre o Superior Provincial e cada elemento da comunidade religiosa. Foi possível fazer uma avaliação do primeiro ano da presença dehoniana nestas terras, apresentar os aspetos positivos já alcançados e projetar com esperança o futuro próximo, que bem sabemos no pós-pandemia será cheio de desafios e exigirá o melhor de cada um de nós.

Após um momento de confraternização à mesa, seguiu-se para a Igreja de Alhos Vedros, onde celebrámos a Santa Missa em comunhão com toda a Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, neste dia em que celebra a Memória Dehoniana. A data foi escolhida porque foi nesse dia, em 1964, que foram martirizados nove dehonianos, um bispo, D. José Wittebols, e outros 8 sacerdotes. Com essa celebração pretende-se recordar aquelas pessoas que marcaram a nossa história e retirar do seu martírio a lição para a nossa vida, descobrindo na sua fidelidade a atitude certa para seguir a Cristo. Ao todo são 49 os dehonianos martirizados.

Na sua homilia, o Superior Provincial deixou a todos uma palavra de ânimo e a certeza da sua comunhão orante por todos e cada um. Queremos agradecer a oportunidade desta visita à nossa paróquia e deixar, também nós, a certeza de que o temos também nas nossas orações.