Retiro de Advento

Publicado a 29 de novembro de 2020 por Padre Nuno Paulo Isidoro Pacheco

É com alegria que assistimos a uma procura cada vez maior de retiros espirituais, sobretudo nos tempos do Advento e da Quaresma. O advento deste ano 2020, devido à grave situação provocada pela pandemia, ficará marcado por não termos a oportunidade de nos reunirmos presencialmente, neste momento de preparação espiritual que tínhamos previsto para a nossa paróquia, sobretudo para os catequistas.

Mas o facto de não o podermos fazer de forma presencial, pelo nosso próprio bem e pelo dos nossos irmãos, não significa que deixemos de aproveitar os momentos livres que o Senhor nos proporciona ao longo deste mês de dezembro para meditarmos nos mistérios que nos preparamos para acolher e celebrar: a vinda do Senhor.

Quero propor a todos uma caminhada de advento a partir de um retiro espiritual preparado pelo Pe. Manuel Barbosa, scj, secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que teve a amabilidade de nos disponibilizar. Um texto de grande valor que reúne vários textos que poderão servir de ajuda a quantos tenham a coragem de os saber aproveitar. Como o próprio coordenador do texto afirma nas “pistas de orientação”, «estas propostas não pretendem dispersar. São simples sugestões para quem quiser aproveitar para fazer retiro ao longo de um dia, de uma manhã ou de uma tarde, em tempo de ORAÇÃO e ADORAÇÃO, de MEDITAÇÃO e CELEBRAÇAO da esperança e da alegria de sermos todos irmãos e irmãs em Cristo».

Para quem não conseguir fazer o retiro num único dia, proponho que a meditação principal do Arcebispo Giancarlo Bregantini «Decálogo da Fraternidade na Encíclica Fratelli TuttiI», seja feita em 10 dias, seguindo os passos apresentados:

Primeiro passo: sonhar juntos

Segundo passo: prestar atenção aos obstáculos

Terceiro passo: o coração compassivo do bom samaritano

Quarto passo: pensar e gerar um mundo aberto

Quinto passo: a formação para a fraternidade

Sexto passo: amar a política, como a estalagem do samaritano

Sétimo passo: permanecer sempre em diálogo

Oitavo passo: o perdão, construindo percursos de paz

Nono passo: a paternidade de Deus

Décimo passo: o método conclusivo

Desejo a todos um feliz tempo do advento! Que cada um de vós possa sentir e saborear a alegria deste encontro com o autor da vida.

Pe. Nuno Pacheco, scj

TEXTO PARA O RETIRO