grupo de apoio aos idosos e pessoas vulneráveis

Publicado a 18 de janeiro de 2021 por Padre Nuno Paulo Isidoro Pacheco

O projeto

A Paróquia de Santo André, solidária com o sofrimento de tantos que se veem confinados ao espaço das suas casas devido ao novo confinamento geral provocado pela pandemia da covid-19, achou por bem criar um grupo de voluntários para dar apoio aos idosos e pessoas mais vulneráveis que ficaram sem a possibilidade de fazer as suas compras de supermercado e de farmácia de forma autónoma e sem quem as ajude. Nos passos de Jesus, recusamos fechar os olhos ao sofrimento do nosso “próximo” e em sintonia com o nosso bispo D. José Ornelas, “não iremos deixar ninguém para trás”.

Mas nem toda a fome do homem é de pão. Há pessoas isoladas que necessitam de outro tipo de ajuda. Precisam de quem as escute, precisam de sentir que não estão sós. Também queremos chegar a estas pessoas.

Destinatários

·       Pessoas idosas que vivem em isolamento e que perderam a capacidade de fazerem a suas compras de forma autónoma.

·       Pessoas vulneráveis que vivem sós.

·       Casais infetados pela covid-19 e que estão em isolamento obrigatório.

·       Pessoas que procuram quem as escute e ajude a encontrar o sentido da vida.

Modos de ajuda

·       Acompanhamento espiritual por parte dos sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial.

·       Disponibilização de informação sobre compras online e de entrega em casa.

·       Em situações especiais, em que não sendo possível utilizar a modalidade anterior, disponibilizar ajuda de voluntários que façam essas compras e procedam à respetiva entrega.

·       Disponibilização de voluntários que façam a recolha e entrega de medicamentos.

Como pedir ajuda

A Anabela Barata irá coordenar os diversos pedidos de ajuda. Poderão falar com ela diretamente através do número de telefone 919811052. Convém que os telefonemas sejam feitos entre as 9h00 e às 17h00, preferencialmente com um dia de antecedência, de modo a poder gerir as tarefas conforme as disponibilidades dos voluntários.

Para encontros de ajuda e direção espiritual, podem também agendar com a Anabela ou então diretamente com o Padre Basílio através do 966773273. Poderá solicitar qualquer um dos três sacerdotes.

Duração do projeto

Os nossos sacerdotes estão preparados para acompanhar espiritualmente os seus paroquianos. Esta necessidade acentuou-se neste tempo de pandemia e confinamento, mas é uma caminhada pessoal que pode e deve ser feita em qualquer momento da vida e, por isso mesmo, não termina com a pandemia.

O trabalho dos nossos voluntários irá acontecer enquanto se justificar, tendo como arco temporal este tempo de confinamento geral.

Nota complementar:

todas as despesas são da responsabilidade de quem eventualmente possa necessitar de ajuda.

Os nossos voluntários apenas se disponibilizam para levantar as compras e deixá-las em casa.