Ordenação Presbiteral do Tiago da Eira

Publicado a 29 de junho de 2021 por Padre Nuno Paulo Isidoro Pacheco

No passado dia 27 de junho, pelas 16h00, na Igreja Paroquial de Santo André, Barreiro, foi ordenado Sacerdote o religioso Dehoniano, Diácono Tiago da Eira Pereira. O nosso Bispo, D. José Ornelas, presidiu à celebração, acompanhado por vários sacerdotes, tanto religiosos Dehonianos, como membros do clero da Diocese de Setúbal. A liturgia esteve ao cuidado da Comunidade Religiosa do Seminário Nossa Senhora de Fátima, Alfragide.

O Diácono Tiago da Eira Pereira colaborou pastoralmente, enquanto religioso estudante e posteriormente como diácono, nas paróquias confiadas aos sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) na Diocese de Setúbal, ou seja, Alhos Vedros e Santo André, Vigararia de Barreiro-Moita. Integrou a comunidade religiosa, juntamente com os Padres Agostinho Basílio e Nuno Pacheco, no ano pastoral 2019/2020, quando este Instituto Religioso assumiu a responsabilidade destas duas paróquias.

Nascido nas Minas da Borralha, Montalegre, viveu a maior parte da sua vida em Gondomar (São Cosme), Diocese do Porto, onde estudou, na Faculdade de Letras, Geografia.

Do seu percurso nos Dehonianos, destacamos o Postulantado (Porto), Noviciado (Aveiro), escolástico Alfragide (Lisboa) e estágio de vida religiosa iniciado na Madeira (Colégio Infante D. Henrique) e terminado em Coimbra (Instituto Missionário).

Neste momento encontra-se na Comunidade Religiosa da Rocha, em Queijas, a colaborar com aquela comunidade do Patriarcado de Lisboa.

O bispo sadino convidou o novo sacerdote a celebrar o “dom do chamamento” e a imitar o Coração de Cristo como “fonte do amor transformador de Deus”.

Desejamos ao neo-sacerdote que seja sempre sinal do Amor misericordioso do Coração de Jesus no meio do povo que o Senhor o chamar a servir.