Paróquia de Santo André Escuteiros

Colheita de Sangue - 5 de fevereiro

Publicado a 31 de dezembro de 2021 por João Pedro Martins Morais Azul Luís

No próximo dia 05 de Fevereiro, o Grupo de Dadores de Sangue do Concelho do Barreiro e os escuteiros de Santo André da Fraternidade Nuno Álvares e Corpo Nacional de Escutas organizarão uma colheita de sangue na cripta da Igreja Paroquial. O objetivo consiste em alcançar as cinquenta doações e garantir as reservas necessárias para as atividades hospitalares.

Na semana em que se celebrará o Dia Mundial do Doente, nada melhor do que responder ao apelo do Instituto Português do Sangue e Transfusão (IPST). A 5 de Fevereiro, sábado, o Grupo de Dadores do Barreiro e os escuteiros de Santo André organizarão uma nova colheita nas instalações paroquiais. Convém recordar que, actualmente, os centros hospitalares da região de Setúbal mantêm uma atividade cirúrgica bastante alta. Muitas vezes se atinge o nível mínimo das reservas, especialmente dos tipos A e O (zero).

Por esse motivo, as três associações pedem à população que, na manhã de 05 de Fevereiro, se dirija à sessão de colheita na Igreja Paroquial de Santo André. O objetivo é conseguir cinquenta doações, aproximadamente 22 litros de sangue, que posteriormente será processado nas instalações do IPST e distribuído pelos hospitais.

Qualquer pessoa saudável pode doar sangue. Basta ter entre 18 e 65 anos de idade, estar bem de saúde e pesar pelo menos 50 kg. Uma equipa médica do IPST estará presente avaliar e/ou esclarecer qualquer dúvida sobre a doação. Devido às condições actuais epidemiológicas, recomenda-se a distância mínima de segurança, higienização das mãos e o uso de máscara em todos os espaços.

Dê sangue e ajude quem mais precisa!

Grupo de Dadores de Sangue do Concelho do Barreiro
Fraternidade Nuno Álvares – Núcleo de Santo André-Barreiro