Paróquia de Santo André Escuteiros

Secções

Lobitos

Na idade de Lobito (6-10 anos), o importante é brincar com os outros, no meio da alegria e da imaginação, com um primeiro contacto com a natureza. O Lobito gosta de inventar jogos, de brincar, de colecionar toda a espécie de coisas. A sua curiosidade é inexcedível. O Escutismo propõe-lhe “Caçadas” apaixonantes em torno de interesses comuns, apoiadas por contos e lendas conhecidos. O Livro da Selva é o seu imaginário e São Francisco de Assis é o seu patrono.

Exploradores

Os Exploradores estão na idade de querer descobrir o mundo e a vida, é a idade da aventura, dos projetos fabulosos, dos heróis invencíveis, da penetração nos mistérios da natureza. O Escutismo propõe-lhes a “Aventura”, decidida em conjunto e vivida por todos, na qual a pessoa de um herói é ao mesmo tempo um desafio e o cimento necessário à coesão do grupo. São Tiago é o seu patrono.

Pioneiros

Entre os 14 e os 18 anos é a idade do grande desafio: os jovens querem dar provas do que são capazes, querem ver reconhecida a sua personalidade, desejam conhecer os outros a fundo, viver em grupo e, com eles, “ajudar a transformar o mundo”. O “Empreendimento” é uma ação criada, enriquecida e vivida em grupo, onde muito se descobre e muito se constrói, onde a função e a responsabilidade de cada um, tal como a cooperação entre equipas, são igualmente indispensáveis para o êxito final. São Pedro é o seu patrono.

Caminheiros

Entrando na fase adulta, imagina-se a construção de um Homem-Novo que queira empreender uma caminhada que sabe nem sempre ser fácil, mas que tem a certeza de ser a correta e por isso opta por ela. Entre os 18 e os 22 anos, empreendem uma Caminhada que lhes permite ousar através da ação, intervir na comunidade trilhando percursos comuns de crescimento e de autonomia. São Paulo é o seu patrono.